Cuidados com a manutenção e limpeza de mármores e granitos

Saiba como cuidar corretamente da sua peça de mármore ou granito, para que o seu brilho se mantenha por muito mais tempo.

14 de abril de 2018 - Atualizado há aproximadamente 2 anos


Sabemos que devemos ter um cuidado especial com peças feito em mármores ou granitos. Por terem uma certa porosidade, tem a tendência de absorver liquidos e mancha-la ao entrar em contato com gorduras. Também é possível que trinque se entrar em contato com temperaturas elevadas.

Cuidados básicos

Para preservar a vida útil da sua peça, evite colocar panelas quentes diretamente sobre a pedra. Tenha cuidado para não deixar cair vinho sobre mármores ou granitos claros. Fique atento para que ninguém suba em pias, balcões ou mesas. E em lavatórios, tome cuidado com tinturas de cabelo, por que sua composiçãos quimica podem manchar e tirar o brilho.

A limpeza de mármores e granitos deve ser feita apenas com água e sabão neutro. Lembre-se de secar peças de mármore com um pano seco para evitar manchas. Recomendamos também que evite o uso de produtos químicos abrasivos, pois eles podem manchar os materiais e deixa-los ásperos e sem brilho.

Água e sabão neutro podem ser usadas para a limpeza das cubas. No caso das cubas de inox evite passar palha de aço para não risca-las.

Manutenção

É bom lembrar que granitos são diferentes de mármores desde sua formação geológica, até sua utilização, inclusive, sua manutenção. Alguns materiais químicos que podem ser utilizados em limpeza de granito, estão proibidos para o mármore, e por outro lado, alguns materiais empregados em mármores são nada eficazes quando aplicados em granitos.

Se a água e sabão neutro não resolver a situação da sua peça, recomendamos que entre em contato com um profissional para avaliar se é possível recuperar o brilho do seu material. A Stillus Marmoraria está a disposição para tirar qualquer tipo dúvida.

Nosso próximo assunto será como manter a sua cuba em bom estado e se ela vier a soltar, como recuperá-la. 😉